sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eu tenho orgulho de ser brasileiro???


Esta pergunta sempre esteve latente na minha cabeça. Se fizerem uma pesquisa em nosso país para saber se as pessoas sentem orgulho de ser brasileiro, certamente teria mais de 90% de sim. Mas garanto que se logo após perguntarem por que, provavelmente teríamos as mais diversas respostas, e infelizmente a nossa seleção de futebol estaria como mais citada. Ainda mais com a copa do mundo em andamento, embora tenhamos caído fora esta manha, perante a Holanda, mas creio que não foi tão feio como em 2006, ainda mais depois do Dunga ter dado um para te quieto na rede Globo. A margem deste fato, a 2 semanas atrás fui pego em um ato falho desse “falso” patriotismo, pois tenho Orkut desde 2005, e neste espaço virtual sempre fui um ilustre morador de Fiji, mas do nada mudei, confesso que com muita satisfação, para Brasil, e então a pergunta voltou a me atormentar.

Na mesma semana o nordeste foi castigado por enchentes, uma tragédia, que mostrou o quanto nosso exibido governo, fica inoperante a esses acontecimentos. Mas mesmo no meio de toda essa destruição, os moradores, se empilharam para ver os jogos do Brasil, e na frente da telinha, todos se alienavam ao seu mundo em pedaços, todos ali unidos pela seleção, mas são incapazes de se unirem para exigir providencias. Sendo assim, a infeliz ideia de que o brasileiro é desprovido de motivos para se orgulhar de ter nascido no Brasil se torna real. O brasileiro é refém do futebol, seleção ou clubes, e eu já tinha ensaiado um pensamento sobre essa terrível realidade, que era retratada, anos atrás, por um fictício candidato a presidência da república, que fazia seus discursos em um programa de humor em uma rádio, onde toda e qualquer fala do candidato era: “o Brasil é pentacampeão”, e o público ia ao delírio.

Esse humor negro esconde a triste realidade em que vivemos, e que na qual, nem percebemos que existe, contribuindo ainda mais para que nossos compatriotas futuros sejam vítimas deste fado. Que existe, talvez, pela nossa colonização exploradora, e por uma independência sem luta, juntamente com anos de ludribiações em que o povo sofreu, e sofre ainda, pelos governantes.

É muito triste que um país com mais de 500 anos de existência tenha como glórias do passado, e possibilidades futuras, títulos mundiais de futebol, que na verdade servem apenas para amenizar a vida amarga dos esquecidos e marginalizados. É claro que temos que ter orgulho da nossa seleção nacional, mas estamos muito longe de um patriotismo como os dos Americanos ou Ingleses, nos quais teriam uma lista de coisas de se orgulharem, mesmo tendo episódios negros em suas histórias, embora culturalmente não deixamos a desejar para nenhuma nação, o que nos falta é parar de achar que o exterior é melhor. Mesmo com tudo isso, ainda tenho esperanças pelos rumos do nosso país, acredito que estamos vivendo tempos de mudanças, onde, aparentemente, nossa população parece estar mais consciente do que fora no passado. Basta crer e fazer, e claro, saber votar, pois mesmo com tudo isso, acredito que o grande patrimônio do Brasil é o brasileiro, que sobrevive e vive com essas adversidades e incrivelmente segue adiante.

Renato Canto da Rosa

Um comentário:

ASTRO INCORPORADORA disse...

Olha meu catovo, agora sou poeta nego, escrevo com meu pilaminhaaa de sedaaa...hehhehhe